Newsletter

Blog


  • A exposição Recebo Visitas, proposta pelo artista Gustavo Reginato no período de 21 de fevereiro a 15 de março de 2014 na sala expositiva do Memorial Attilio Fontana, tornou-se o tema de sua pesquisa apresentada no formato de TCC para o curso de Artes Visuais Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

    Realizando mediações com seu trabalho artístico, a casa que abriga o Memorial e a cidade de Concórdia, o artista criou um espaço de entrelaçamento e contaminação de sensações, lembranças, afetos e estilos de vida. O trabalho proposto em formato de dossiê, tenta remontar através de arquivos investigativos com narrativas textuais e visuais a experiência do artista ao receber visitas dentro da sala expositiva do Memorial Attilio Fontana.

    O Dossiê Recebo Visitas é composto por cinco pastas de arquivos guardadas em uma maleta. A pasta Narrativas Reflexivas contém textos em formato de narrativa que buscam através da reflexão teórica um meio de tentar compreender melhor o processo de mediação e submersão no imaginário da cidade de Concórdia. A pasta Cartas Diárias possui cópias de cartas datilografadas pelo artista dia-a-dia durante o período da mostra. As cartas foram usadas para a construção da pasta Narrativa Imaginada, uma narrativa construída em papel contínuo que buscou através do resgate de memórias no papel, um modo de prolongar no espaço-tempo um relato mais aprofundado do acontecimento.  A pasta Visitas Imaginantes possui o registro de todos os visitantes feito pelo Dispositivo Fotográfico Instantâneo, uma câmera artesanal construída pelo artista que imprimia fotografias instantâneas de todos os visitantes. As fotografias impressas na hora eram coladas na parede da sala expositiva, compondo um mural de visitas. E por fim a Pasta Amarela, que contém fotografias e outros registros gráficos da exposição.

    Um exemplar do Dossiê Recebo Visitas foi doado pelo artista para o acervo do MAF, que disponibiliza ao público para investigação e consulta local.


     

    Compartilhe:

    Comentar esta publicação
  • O programa de cultura do Sesc/SC ao longo dos últimos onze anos tem levado a público algumas das mais representativas ações e produções de arte visual no estado. É salutar, nesse contexto, que figure entre as exposições a significativa obra de Waldemar Anacleto. Não apenas pelo importante resgate da história do povo de Santa Catarina, seu desenvolvimento, as mudanças no modo de produção e costumes que o fotógrafo habilmente soube registrar em seus mais de trinta anos na função, mas também pela inegável qualidade artística do conjunto, cujo olhar e sensibilidade em retratar o cotidiano de um estado, de um povo, coloca Waldemar Anacleto como um realizador suis generis de sua arte no estado.

    O mundo do trabalho, enfoque da presente exposição, apresenta na visão de Waldemar Anacleto, de modo peculiar e esteticamente notável, um recorte (na hora certa...) nesse época onde as mudanças estão cada vez mais rápidas, instantâneas e onde a memória de um modo de vida, de produção e de relação entre as pessoas, cada vez mais rápido se torna obsoleto, ultrapassado ou mesmo desconhecido.

    Assim, em conjunto com a Secretaria de Cultura da UFSC, que disponibilizou todo o acervo fotográfico do artista para se fazer a curadoria pelo também artista e fotógrafo Álvaro Diaz, o Sesc/SC tem orgulho em poder dividir com os catarinenses um apanhado da história de Santa Catarina sob o olhar de uma dos mais representativos fotógrafos do estado.

    Neste ano as unidades do Sesc em Tubarão, Laguna, Xanxerê, Lages, Joaçaba e Pousada Rural de Lages já apresentaram a exposição. A unidade do Sesc em Concórdia apresenta o acervo na Galeria do Memorial Attilio Fontana, em parceria com a instituição, de 04 a 19 de novembro, com visitação gratuita, de terça à sábado, das 14h às 19h.

     

    DR Sesc Santa Catarina

    Compartilhe:

    Comentar esta publicação