Aberta a exposição Casulo 2016
Projeto de Artes Visuais aplicado nas escolas desenvolveu o tema “Persona”
A exposição coletiva, com obras dos alunos participantes do Projeto Casulo 2016, está aberta para visitação do público na galeria de artes do Maf – Memorial Attilio Fontana. O Casulo é um projeto cultural do Sesc, na linguagem de artes visuais, realizado com escolas. Este ano a linha de pesquisa proposta pelo assessor Artêmio Filho é o processo artístico focado em “persona: a máscara entre o ego e o mundo objetivo e subjetivo: metamorfose: casulo: persona”. Tal temática é inspirada nas obras "Persona" (1975 - XII Bienal de Arte de São Paulo) e "A metamorfose" (1915).
Nesta edição oito escolas se inscreveram no Casulo, são elas: Pitágoras, Colégio CEM, Escola Estadual Domingos Magarinos, Escola Municipal Natureza, Escola Estadual La Salle, Colégio Estadual Professor Olavo Cecco Rigon, Escola Estadual José Pierezan, e Colégio CNEC. Ao todo, cerca de 300 alunos de 19 turmas de 9º ano e Ensino Médio participaram de mediações sobre a temática com o assessor e produziram obras em diversos suportes, como: pintura, desenho, fotografia, escultura e vídeo arte.
As escolas organizaram exposições internas com as obras dos alunos. O assessor visitou cada escola e realizou a curadoria da exposição coletiva, que está aberta para visitação gratuita até 10 de outubro.
Sobre o Casulo:
O objetivo do Casulo é trabalhar arte contemporânea nas escolas e oportunizar que o aluno faça uma experimentação artística, ou seja, produza uma obra de arte a partir da pesquisa no tema proposto. Em cada edição o Sesc convida um artista local para assessorar o projeto e realizar a curadoria para exposição coletiva, que une obras de todas as escolas participantes. Neste ano, o assessor convidado foi Artêmio Filho, que é gestor cultural e artista de Concórdia.