Newsletter

O Memorial

Inaugurado em agosto de 2000, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Attilio Fontana – fundador da Sadia S/A, senador da República e destacado como um dos empreendedores do século XX – o Memorial está sediado em sua antiga residência, numa área de 11.000m2, transformada em espaço especial para abrigar eventos e manifestações culturais e artísticas destinados a toda a comunidade.
 
A casa, uma imponente construção datada de 1949, projetada pelo arquiteto Daniel Calabi, oferece diversos ambientes dentre os quais a sala com os ícones mais representativos da vida e da trajetória de Attilio Fontana, um acervo museológico sobre a empresa Sadia S/A com máquinas antigas usadas nas primeiras produções da década de 40, além de espaço para exposições temporárias de arte.
 
Por ocasião de seus eventos, o Memorial também planeja e coordena visitas monitoradas, tendo esta ação educativa o intuito de abordar as questões de preservação e de memória, além de incentivar o contato com as múltiplas expressões da produção artística.
 
A programação permanente e diversificada oferece ao visitante a oportunidade de contato com diferentes manifestações artísticas e culturais, podendo ainda desfrutar de oficinas que, de tempos em tempos, são instaladas e desenvolvidas junto à população, com a atuação de artistas que oportunizam o fazer arte além de somente contemplá-la.
 
Consta na ata de constituição do MAF o seguinte objeto:

Cláusula 4ª:

a - compor um acervo de objetos pessoais de Attilio Fontana, peças de mobiliário, quadros e, também, jornais, revistas, filmes, fotografias e tudo o mais de interesse que lhe diga respeito;

b - promover eventos culturais, tais como, palestras sobre temas diversos, sessões de cinema e música, exibição de quadros e esculturas e outras manifestações artísticas, etc.;

c - comemorar datas não só pessoais de Attilio Fontana como, também, outras de significativa importância em sua trajetória de vida e em sua obra;

d - manter viva a lembrança de Attilio Fontana e, nesse sentido, manter o espírito de solidariedade e de participação entre os associados. (Ata de Constituição MAF).
 

Visitas:
O Memorial está aberto para visitas de terça a sábado, das 14h às 19h, na rua Romano Ancelmo Fontana, 675, em Concórdia (SC), telefone (49) 3444-0314.